Aumento do número de mortes volta a sobrecarregar sistema funerário

Assim como aconteceu em março deste ano, o sistema funerário de Goiânia deve ficar sobrecarregado nos próximos dias devido ao aumento no número de mortes por Covid-19. De um dia para o outro nesta semana foram cerca de novas 5 mil mortes registradas no painel epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (SES-GO).

Em março, o Sindicato das Empresas Funerárias, Cemitérios e Crematórios de Goiânia e Região Metropolitana, observou um aumento de 350% nos serviços funerários para vítimas de Covid-19. A demanda se tornou crescente e acelerada desde no primeiro trimestre deste ano. Na época, os agentes funerários sofreram bastante pressão pela quantidade de óbitos diários.

Atualmente, já são mais de 617 mil casos de doença pelo Covid-19)no território goiano. Destes, há o registro de 587.362 pessoas recuperadas e 17.267 óbitos confirmados. No Estado, há 462.744 casos suspeitos em investigação. Já foram descartados 279.861 casos. Também há 17.267 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,8%. Há 351 óbitos suspeitos que estão em investigação.

A SES culpa um problema no registro pelo salto elevado no número de mortes nos últimos dias. “Nos últimos dias, o sistema de notificação de síndrome gripal leve e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, passou por uma instabilidade que gerou impacto no registro das notificações”. Entretanto, a pasta informa que a equipe técnica do Departamento de Informática do SUS (DataSUS) solucionou a situação, que está regular atualmente. Dessa forma, houve um represamento das notificações, impactando no número de casos registrados.

*Com informações Jornal o Hoje

Deixe um comentário