Representantes de caminhoneiros se reúnem nesta segunda-feira (20) por videoconferência para falar sobre a possibilidade de greve, após o aumento da gasolina e do diesel pela Petrobras na última sexta-feira (17).
A informação foi confirmada pelo presidente presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Goiás (Sinditac-GO), Vantuir Rodrigues.
Vale citar, a estatal reajustou o preço do diesel em 14,26% e da gasolina em 5,18%. Segundo Vantuir, não são somente os caminhoneiros assolados por essa política de preços da Petrobras, mas toda a sociedade.
Assim, ele afirma que não adianta falar em ICMS – principal defesa do presidente Bolsonaro (PL) para reduzir o combustível -, pois o problema é o preço de paridade de importação (PPI), política adotada pela companhia.
“Essa política de mudar o ICMS não resolve. Pois é o PPI que influencia nos constantes reajustes. Isso aí [do ICMS] é briga do Bolsonaro com os governadores. Ele está queimando todo mundo, mas o PPI, que é o que beneficia os acionistas, ele não toca no assunto”, destaca.
O PPI, que mudou a política de preços da empresa de capital misto em 2016 (governo Temer), é um sistema baseado na paridade internacional de preços dos combustíveis, conforme já explicou ao portal o economista Aurélio Troncoso, coordenador do centro de pesquisa de mestrado da UniAlfa.
Segundo Troncoso, os valores estão ligados diretamente ao câmbio (dólar) e ao barril de petróleo.
E a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) faz uma média mundial de preço entre os maiores exportadores. Com isso, o Brasil compra o barril do petróleo em dólar.
Já o ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é um tributo estadual que incide sobre produtos de diferentes tipos. Segundo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) trata-se da maior fonte de renda fiscal do governo.
Por Mais Goiás