Entenda motivos das quedas constantes de energia em Goiás

G1 Goiás

Municípios de diversas regiões de Goiás têm sofrido com constantes quedas de energia elétrica. A situação se intensificou nas duas últimas semanas de setembro, quando uma onda de calor extremo atingiu parte do Brasil, incluindo o território goiano.

Para entender as causas desse problema, o g1 ouviu especialistas na área, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Equatorial Goiás, responsável pela distribuição no estado – Veja explicações abaixo.

  1. Como o calor afeta a distribuição de energia?
  2. Sobrecarga na rede de distribuição

Capacidade de geração de energia

3. Superaquecimento de equipamentos

Especialistas ouvidos pelo g1 afirmam que uma onda de calor pode impactar o fornecimento de energia de várias maneiras.

Uma delas é a partir do aumento do uso de aparelhos como ar-condicionado, ventiladores e climatizadores por parte da população.

“Isso gera uma sobrecarga na rede, que acaba desligando porque não estava preparada para isso. Não aguenta esse aumento repentino na demanda de energia”, explica o engenheiro eletricista Juan Colls.

Para se ter ideia, durante esse período de calor exagerado, a Equatorial constatou um aumento de 16% na demanda de carga elétrica em Goiás. O número está acima da média nacional, de 7%.

Fora isso, a capacidade de geração de energia também é afetada durante o calor. Isso porque, como grande parte da energia elétrica gerada no Brasil parte de hidrelétricas, o consumo exagerado por muito tempo pode afetar os níveis de água das usinas.

“As hidrelétricas podem ter seus níveis de represas diminuídos nos períodos prolongados de calor, afetando a capacidade de geração de energia para atender essa demanda gerada pelos aparelhos de ar-condicionado”, afirma o Leonardo Guedes, doutor em engenharia elétrica e professor da Universidade Federal Goiás (UFG).

Outro problema atinge os equipamentos da rede elétrica. Transformadores, por exemplo, podem sobreaquecer e perder eficiência, ou até mesmo falhar.