Cabo de energia se rompe e mata dez cabeças de gado em Goiás, diz fazendeiro

Foto: Arquivo pessoal/Paulo Roberto Alves de Araújo

Um cabo de energia se rompeu e causou a morte de dez bois em uma fazenda localizada na região das Contendas, município de Goiás às margens do Rio Uru, a 18 km de Itaberaí. O produtor rural Paulo Roberto Alves de Araújo diz que essa não é a primeira vez que isso acontece e causa prejuízos.

“Um morreu, ficou energizado e acho que os outros foram chegando, chegando e morreram também”, diz ele.

A Equatorial, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, lamentou o ocorrido e disse que enviou equipes até a fazenda para iniciar a recomposição do sistema.

A reconstrução da rede, que atende às propriedades rurais, foi finalizada neste domingo (26).

Paulo Roberto encontrou os animais mortos na manhã de sábado (25), além das cabeças de gado, quatro urubus também morreram quando tentavam se aproximar. Ele acredita que o rompimento do cabo de alta tensão tenha sido causado pelas más condições dos postes de energia.

A Equatorial afirma que o cabo rompeu em função de um forte raio e que a descarga atmosférica afetou a estrutura da rede de energia.

O produtor estima que o prejuízo com a morte dos animais seja de R$ 30 mil, mas sua maior preocupação é com as condições da rede elétrica, que pode acabar causando acidentes mais graves com os animais e até pessoas.

G1 Goiás