2024 é o pior ano da dengue desde o início dos registros em Goiás, diz SES

Goiás já registrou 53.686 casos confirmados de Dengue e teve 49 mortes confirmadas pelo Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) nesta quinta-feira (15).

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, 2024 pode ser considerado o pior ano para dengue desde o início dos registros em Goiás.

2024 está se configurando, até o momento, como o pior ano para a epidemia de Dengue no estado de Goiás desde o início dos registros. Até o momento, já temos registrados mais de 116 mil casos, sendo que o pior ano até então era 2022 e que nesse mesmo período tinha aproximadamente 96 mil casos confirmados”, analisa.

Em 2023, Goiás teve 54 mortes confirmadas por Dengue. Neste ano, 49 mortes causadas pela doença já foram confirmadas e isso acende o alerta das autoridades.

Vacinação

Segundo a SES-GO, até o momento já foram aplicadas 56.185 doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Um índice de 35,4% de taxa de imunização contra a doença.

A vacinação não está dentro do esperado. A gente gostaria e esperava que 50%, 60% dessa população já estivesse vacinada, até porque na rede privada já havia acabado as doses. Então, quero alertar toda a população de que a vacina é segura.

Vocês não precisam ter medo de levar os seus filhos para vacinarem. A vacina é segura, eficaz e esses adolescentes estarão protegidos”, enfatizou a Superintendente de Vigilância em Saúde.

Ao todo, conforme a SES-GO, 158.505 doses de vacina foram enviadas para Goiás pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 134 municípios, de nove regionais de saúde, foram abastecidos com os imunizantes.

G1 Goiás