Tecnologia vai avisar sobre riscos em dispositivos móveis sem necessidade de cadastro prévio; piloto será testado no sábado (10.ago)
O governo federal lançou nesta 4a feira (7.ago.2024) o “Defesa Civil Alerta”, projeto-piloto de um sistema brasileiro de alerta contra desastres. A ferramenta vai permitir o envio de notificações para dispositivos móveis em casos de riscos de alagamento, deslizamento de terra, vendavais e ocorrências similares.
As mensagens também terão orientações de evacuação e pontos de aviso seguros, além de avisos sobre a gravidade do evento.
Uma versão de teste do sistema vai começar a ser operada em 11 municípios (leia lista abaixo) por 30 dias a partir do sábado (10.ago). A tecnologia foi criada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em parceria com as operadoras Claro, Vivo, Tim e Algar Telecom.
A implementação será acompanhada pelos ministérios das Telecomunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Como funciona
Em caso de riscos de desastres, os alertas serão enviados aos dispositivos móveis sem que seja necessário qualquer tipo de cadastro prévio pelos cidadãos.
A mensagem chegará nos aparelhos com a emissão de um aviso sonoro e um travamento, se sobrepondo a outros aplicativos que estejam funcionando no momento.
O alerta será soado meso que o celular esteja no modo silencioso. Tanto residentes em áreas de risco como visitantes, inclusive estrangeiros, que estejam passando pelo local vão receber as mensagens.
A notificação só desaparecerá da tela depois da confirmação de que a mensagem foi recebida. A transmissão será feita por antenas de telefonia móveis com sinais 5G e 4G.
Os alertas deverão ser emitidos pelos órgãos de Defesa Civil federal, municipal e estadual.
Eles serão abastecidos por informações uma rede de organizações, agências e laboratórios ligados ao governo federal, como o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o SGB (Serviço Geológico do Brasil) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).