Empresa de bens de luxo ficaria com 55-56% do clube de futebol francês; fabricante de bebidas seria dona de cerca de 15%
A LVMH, controlada pela família Arnault, está em negociações exclusivas com a Red Bull para aquisição do Paris FC, clube da 2ª divisão francesa. O grupo de luxo assumirá 56% das ações, enquanto a Red Bull terá 15% do clube.
O atual acionista majoritário do Paris FC, Pierre Ferracci, pretende manter participação de 30%. O empresário permaneceria como proprietário minoritário do time até 2027. Após esse período, Ferracci venderia sua fatia para a família Arnault, de acordo com o Financial Times.
Se confirmada a parceria, a Red Bull adicionaria outro projeto à sua rede, que atualmente inclui clubes de vários países, incluindo o RB Leipzig, da Alemanha, o NY Red Bulls, de Nova York, o RB Bragantino, do Brasil, e o Leed United, da Inglaterra.
Para supervisionar a rede internacional de clubes da Red Bull, a empresa contratou Jürgen Klopp, ex-técnico do Liverpool, como chefe do futebol global. Klopp assume a função a partir de 2025.
Com as despesas excedendo a receita a cada temporada desde 2020/21, as finanças do Paris FC demonstram dificuldades para fechar um balanço positivo.
No entanto, a situação financeira pode mudar em breve, já que o clube francês pode receber um aporte extenso (entre € 100-200 milhões), de acordo com o L’Équipe. O Paris FC está em 1º lugar na Ligue 2 (França).
Esta reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Janaína Cunha sob a supervisão da editora Thaís Ferraz.