Goiânia destaca-se entre as cidades brasileiras com maior número de edifícios altos, ao lado de metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Balneário Camboriú. Com marcos arquitetônicos como o Órion Business & Health Complex (191 metros) e o Kingdom Park Residence (181 metros), a capital goiana consolida-se como referência em verticalização urbana no Centro-Oeste.
Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) observou um significativo aumento na submissão de projetos de edificações com altura superior a 150 metros. Esse crescimento reforça a necessidade de critérios mais rigorosos e atualizados para garantir a segurança dos ocupantes e a eficácia das operações de emergência.
Diante desse cenário, o CBMGO anuncia a atualização de Normas Técnicas específicas voltadas à segurança contra incêndio e pânico em edificações com alturas elevadas. As novas diretrizes consideram os riscos particulares das chamadas edificações verticais, como:
Maior tempo de evacuação dos ocupantes
Dificuldade de acesso para combate ao incêndio em andares superiores
Necessidade de sistemas de pressurização de escadas de emergência mais eficientes
Requisitos atualizados para sistemas de alarme, detecção, controle de fumaça e chuveiros automáticos
Essas atualizações seguem parâmetros nacionais e internacionais, com o objetivo principal de preservar vidas e garantir a segurança estrutural das edificações em caso de sinistro.
A adequação às novas normas será exigida, a partir de 02 de junho de 2025, em novos projetos. O CBMGO reforça a importância de que profissionais da área técnica (arquitetos, engenheiros, responsáveis técnicos e síndicos) acompanhem de perto essas mudanças, buscando constante atualização.
Durante os próximos dias, o CBMGO divulgará em suas mídias sociais esclarecimentos sobre as principais alterações nas Normas Técnicas.
As normas técnicas do CBMGO estão disponíveis em nosso site, através do link:
Normas técnicas CBMGO