PC deflagra Operação Paper Ox contra fraudes milionárias em movimentação de gado

Ação cumpre quase 50 ordens judiciais em cinco estados e no DF; bens bloqueados ultrapassam R$ 127 milhões

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), deflagrou na manhã desta terça-feira (1º) a Operação Paper Ox, com o objetivo de combater uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos relacionados ao transporte de gado.

Ao todo, 90 policiais civis participam da ação que ocorre simultaneamente em oito municípios goianos, além de localidades nos estados do Tocantins, Mato Grosso, São Paulo e no Distrito Federal. Estão sendo cumpridas quase 50 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão, prisões e bloqueio de bens que somam R$ 127 milhões.

A operação está em sua segunda fase de investigação e apura fraudes na emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e notas fiscais falsas, utilizadas para simular movimentações legais de rebanhos bovinos.

A ação conta com o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e representa mais um passo no enfrentamento aos crimes que impactam diretamente o setor agropecuário e os cofres públicos.

A Polícia Civil segue com as investigações em andamento, e os detalhes sobre os alvos e os resultados da operação devem ser divulgados ao longo do dia.

Divulgação/PC