Batalhão Ambiental apreende 3,2 toneladas de carvão vegetal transportado ilegalmente em Caldas Novas

Durante operação na zona rural, policiais identificaram carga sem documentação obrigatória e lavraram TCO contra o condutor do caminhão.

No último sábado (15), a equipe da 3ª Companhia Destacada de Polícia Militar Ambiental (CDPMA) realizou uma operação na zona rural de Caldas Novas, na região do Sapé, para coibir o transporte irregular de carvão vegetal.

Durante a ação, os policiais abordaram um caminhão transportando 3.240 kg de carvão vegetal sem o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido por lei para a regularização desse tipo de carga.

Diante da irregularidade, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o condutor do veículo, conforme o Artigo 46 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. Além disso, toda a carga foi apreendida e encaminhada para a base da 3ª CDPMA do Batalhão Ambiental em Caldas Novas. O caminhão ficou sob a responsabilidade do condutor como fiel depositário.

Resumo da Ocorrência:

1 TCO lavrado
3.240 kg de carvão vegetal apreendidos
1 caminhão apreendido

A ação reforça o compromisso da Polícia Militar Ambiental na fiscalização e combate aos crimes ambientais, garantindo a preservação dos recursos naturais e o cumprimento da legislação vigente.

Fonte: Polícia Militar Ambiental – Divulgação/PM