Idealizado pelo Comando de Saúde Bombeiro Militar e pelo Núcleo de Atenção Biopsicossocial (NIAB), com a colaboração da psicóloga Simone Menezes e da assistente social Andreia Andalba, foi lançado, no início deste ano, o projeto “Grupo de Cuidadores Familiares”.
No primeiro semestre, formou-se o grupo Pioneiros Alpha e, na última semana, foi criado também o grupo Raízes.
Os encontros ocorreram entre os meses de setembro e novembro, de forma quinzenal, com duração aproximada de 1h30.
Esses grupos têm como objetivo oferecer apoio e acolhimento aos bombeiros militares e seus dependentes, pais de crianças com autismo, déficit cognitivo, TDAH, entre outros transtornos de neurodesenvolvimento.
O projeto iniciou com o grupo denominado Pioneiros Alpha, composto pelo Capitão Paulo Santos (2º BBM), 2º Tenente Tamires (CSAU – Odonto), Subtenente Ferreira (CSAU) e 2º Sargento Pinho (8º BBM).
No segundo semestre, foi formado um novo grupo, composto exclusivamente por mulheres: Tenente Luciana (CSAU), Soldado Michelle Queiroz (2° BBM), Soldado Nara (8° BBM) e Carol Camargos Pôrto, esposa do Cadete Breno (CAEBM).
Nesse espaço, as participantes puderam compartilhar as dificuldades enfrentadas e as conquistas alcançadas, além de receber suporte emocional para lidar com as peculiaridades dos cuidados diários com seus filhos.
Durante os encontros, realizados no NIAB, também foram abordados temas como autocuidado e equilíbrio familiar, com destaque para a relação entre pais e filhos com deficiência.
As participantes expressaram gratidão pela oportunidade de fazer parte do grupo e consideraram a iniciativa extremamente valiosa.
Por meio do grupo, foi possível criar laços e compartilhar experiências da vida materna, além de desenvolver estratégias para enfrentar os desafios diários e perceber que não estão sozinhas.
A avaliação das mães do grupo Raízes é como uma experiência enriquecedora, que proporcionou muitos aprendizados e promoveu vínculos significativos. Michelle, ressaltou que a troca de vivências, o autocuidado e o acolhimento foram aspectos fundamentais. Luciana destacou que o grupo terapêutico trouxe um sentimento de pertencimento e o vínculo que foi criado tornou-se uma importante rede de apoio. Nara, avaliou a experiência como transformadora e Carol afirmou que se sentiu acolhida e confortável para desabafar sobre os desafios da maternidade atípica, um tema que ainda é tabu para muitos.
A psicóloga Simone Menezes, responsável pela condução do grupo, destacou a importância de espaços como esse para o fortalecimento emocional e a promoção de estratégias coletivas de enfrentamento.
No último dia 26, os dois grupos se reuniram para planejar ações a serem realizadas no próximo ano.
O 2º Sargento Pinho, membro do grupo Pioneiros Alpha e um dos idealizadores do projeto há mais de dois anos, afirmou que sente grande satisfação ao ver cada conquista, como a formação dos grupos e o desenvolvimento de atividades de apoio tão significativas.
No próximo ano, o NIAB/ CSAU iniciará um novo grupo do projeto “Grupo de Cuidadores Familiares”. Os interessados devem entrar em contato com o Serviço Social do NIAB pelo telefone (62) 3201-2120 para fazer o cadastro.
Documento assinado eletronicamente por ANDREIA ANDALBA MARIA CARDOSO SILVA, Assistente Social, em 04/12/2024, às 09:33, conforme art. 2º, § 2º, III, “b”, da Lei 17.039/2010 e art. 3ºB, I, do Decreto nº 8.808/2016. |