Na noite desta quinta-feira, 7 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realizou a solenidade de formatura da 17ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), turma Guará. O evento, que ocorreu no Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar (CAEBM), também marcou a passagem de comando da unidade responsável pelo ensino da Corporação.
Após dois anos de dedicação intensa, os 20 cadetes concluem sua jornada de formação e foram declarados aspirantes a oficial. A turma também finalizou um MBA em Gestão, Projetos e Desenvolvimento Humano da Atividade Bombeiro Militar, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), evidenciando o compromisso do CBMGO com uma formação moderna, técnica e voltada à liderança.
O ato solene da restituição do Espadim Dom Pedro II, seguido da entrega da espada de oficial – símbolo da autoridade, honra e bravura – representa a transição definitiva para o exercício do oficialato. Durante a cerimônia, foi realizada ainda a tradicional apresentação do complexo de ordem unida, refletindo disciplina, união e compromisso com a missão de salvar vidas.
O Comando da corporação foi representado pelo Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Emerson Divino Gonçalves Ferreira. Esteve presente também o Secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum dos Santos.
O CBMGO é hoje referência nacional na formação de bombeiros militares, graças ao seu investimento contínuo em excelência operacional, inovação acadêmica e valorização do capital humano. A solenidade contou também com a passagem de comando da CAEBM: o Coronel Helter Borges de Oliveira assumirá o comando no lugar do Coronel Carlos Alberto Cardoso Faleiro, consolidando mais uma etapa de transição com profissionalismo e compromisso com a missão institucional