O Governo de Goiás, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), inaugurou oficialmente na manhã deste sábado, 23 de agosto de 2025, o Destacamento Bombeiro Militar (DBM) de Acreúna. A solenidade contou com a presença do Vice-governador do Estado e Goiás, Daniel Vilela, da Primeira-Dama e Coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, Deputados Estaduais Cairo Salim e Léo Portilho, e do Comandante-Geral do CBMGO e presidente da Ligabom, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, e o Subcomandante do CBMGO, Coronel Pablo Lamaro Frazão, além de autoridades civis e militares da região.
A nova unidade operacional é subordinada à 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), sediada em Santa Helena de Goiás, e marca um importante reforço no atendimento às emergências da região Sul do Estado e da microrregião do Vale do Rio dos Bois. Com população superior a 25 mil habitantes, Acreúna apresentava demanda por ações de combate a incêndios, ocorrências pré-hospitalares e salvamentos diversos.
O quartel já entrou em operação com estrutura completa, efetivo militar e viaturas modernas. A unidade conta com uma Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), destinada a incêndios e salvamentos, e uma Unidade de Resgate (UR), equipada para atendimentos médicos de urgência. A construção da edificação e aquisição dos equipamentos foram viabilizadas com recursos do Poder Executivo do Município e do Governo Estadual.
A criação do DBM de Acreúna integra o plano de expansão do CBMGO, que visa ampliar a presença operacional em todo o território goiano. Com essa entrega, a Corporação reafirma seu compromisso com a segurança pública, a proteção civil e a excelência no atendimento à população, promovendo agilidade na resposta às emergências e maior proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.