Chuva sobre Goiânia, Goiás — Foto: Renato Conde/O Popular
O calor que marcou os últimos dias em Goiás deve dar lugar a um cenário de instabilidade a partir desta quinta-feira (19). Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), há alerta de risco potencial para ocorrência de tempestades isoladas em 69 municípios goianos.
De acordo com o boletim do órgão, a aproximação de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil deve alterar gradualmente as condições atmosféricas no estado. A combinação entre aumento da umidade e forte calor diurno favorece a formação de áreas de instabilidade, cenário propício para pancadas de chuva em formato de tempestades isoladas.
Essas chuvas podem ser acompanhadas de rajadas de vento de intensidade moderada a forte, raios e eventual queda de granizo em pontos específicos. O volume pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou ultrapassar 40 milímetros por dia, com ventos acima de 50 km/h.
Segundo o meteorologista e gerente do Cimehgo, André Amorim, Goiás vinha registrando um bloqueio atmosférico desde a última semana, o que dificultava a chegada das frentes frias e reduzia a ocorrência de chuvas. “As frentes frias tinham dificuldade de chegar, deixando o tempo mais estável”, explicou.
A partir de quinta-feira (19), porém, o cenário muda. Segundo ele, o número de municípios sob alerta pode aumentar gradativamente até o fim de semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta amarelo, indicando risco médio para tempestades entre quarta-feira (18) e sexta-feira (20).
De acordo com o instituto, nos próximos dias Goiás deve registrar pancadas de chuva, principalmente no período da tarde e início da noite.
Para quarta-feira (18), as instabilidades mais intensas devem se concentrar na região sul do estado. As temperaturas variam entre 20°C de mínima e 28°C de máxima.Já na sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22), a previsão indica pancadas de chuva em todo o estado, com volumes mais expressivos.
G1 Goias








