Coronel Adailton sugere incluir festa religiosa de Niquelândia no calendário turístico


De autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), começou a tramitar o projeto 22354/24, que tem por objetivo incluir a Capina do Largo de Santa Efigênia no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás e reconhecer o Biscoito Josefina’s como Patrimônio Gastronômico, Cultural e Imaterial goiano.

 A Capina do Largo de Santa Efigênia é realizada anualmente na segunda quinzena de junho no município de Niquelândia. Trata-se de uma manifestação secular carregada de religiosidade, cultura e gastronomia de tradição e faz parte dos festejos das Congadas de Santa Efigênia em Niquelândia, no norte goiano. A capina é uma limpeza de toda vegetação da Igreja de Santa Efigênia e marca uma tradição de mais de 250 anos, quando, ainda no período da escravidão, homens e mulheres reuniam-se para fazer o mesmo. A iniciativa virou tradição e está enraizada no cotidiano do povo niquelandense.

E a marca Josephina’s fortalece a gastronomia local e atrai visitantes para a região do Lago Serra da Mesa. O Josephina’s – Comida de Tradição, festival gastronômico do Vale Serra da Mesa, em Niquelândia, é um dos eventos mais esperados do norte goiano. O evento tem um papel fundamental na promoção das delícias “Josephina’s” e se consolida como uma vitrine da gastronomia tradicional do município.

Os pratos criados para o festival batizados com nomes que fazem alusão às Josephinas. Como: Matula Josephina’s, Coxinha Congadas, Festa do Muquén, Pirão Josephina’s, Batata Tupiraçaba, Pastel de Folia e até sobremesas com os brigadeiro e as trufas Josephina’s. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), o festival conta com o apoio vital do setor empresarial para a sua realização.

O projeto será enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde será distribuído para relatoria.



Fonte: https://portal.al.go.leg.br/noticias/148926