O estado de emergência já havia sido decretado em 25 cidades devido à falta de chuva desde 2023
Sem chuvas desde o final de março desse ano, Goiás está em estado de alerta para um tempo bastante seco e a agricultura da região sofre o impacto do clima.
Com tendência a agravar, Goiás que já está há 43 dias sem chuvas, recebeu um alerta para um tempo seco nesta semana emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a empresa que monitora áreas agrícolas por meio de imagens registradas por satélite, EarthDaily Agro, esse é o menor índice de precipitação registrado nos últimos 30 anos. Essa situação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no dia 5 de junho, quando emitiu um alerta sobre a crise hídrica.
O estado de emergência já havia sido decretado em 25 cidades devido às faltas de chuva desde 2023.
Neste domingo, o Inmet emitiu um sinal amarelo para a umidade relativa do ar, segundo o monitoramento, a umidade pode variar entre 30% e 20%. EarthDaily estima ainda que essa situação possa impactar na safra de milho.
Segundo o levantamento, a segunda safra desse ano pode chegar a 91,6 sacas por hectare, em comparação com as 101,3 sacas/hectare do ano passado. Mesmo com a chegada do inverno, diversas regiões do Brasil registraram temperaturas acima da média.
“Verificamos que nos Estados do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, as temperaturas ficaram acima da média nos últimos 10 dias. No Rio Grande do Sul, o calor ajudou a diminuir a umidade do solo, permitindo a recuperação de áreas alagadas após as fortes chuvas no início de maio”, afirmou o analista de culturas da EarthDaily Agro, Felippe Reis.
Fonte: Portal O Dia