O Governo de Goiás lançou, na manhã desta terça-feira (30), no pátio do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), a Operação Goiás Alerta e Solidário 2025/2026. A iniciativa tem como objetivo prevenir desastres provocados por chuvas e estiagens, integrando ações de diversas secretarias e órgãos do governo para proteger a população de municípios considerados de alto risco. A solenidade contou com a presença da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, além de autoridades estaduais e representantes dos órgãos participantes da operação.
Entre as ações previstas estão o mapeamento de áreas de risco, a instalação de postos da Defesa Civil em 11 municípios estratégicos, a distribuição de cestas básicas, colchões, filtros de barro, fraldas e cadeiras higiênicas, além de imunização preventiva e manutenção de rodovias e vias municipais. O CBMGO recebeu 10 caminhões do tipo Auto Bomba Tanque Florestal, equipamentos de proteção individual e respiratória, drones e Starlinks móveis, totalizando mais de R$ 22 milhões em recursos do Fundo Protege.
O prognóstico climático para o período chuvoso 2025/2026 apontou chuvas acima da média em janeiro e fevereiro, com atenção especial para 54 municípios em janeiro e 157 em fevereiro. Em outubro, 50 municípios ficaram sob observação devido à estiagem. “Estar alerta é estar preparado, prever e agir antes que o problema se agrave”, destacou o Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior. A Operação Goiás Alerta e Solidário reforçou a integração entre diferentes órgãos do governo, garantindo segurança, dignidade e bem-estar à população goiana.
