Minas investiga o 1º caso suspeito de varíola dos macacos, em Uberlândia

Um possível caso de varíola dos macacos em Uberlândia é investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Esse é o primeiro caso suspeito em Minas.

O paciente morreu no fim de semana, e tanto a pasta do Estado quanto a Secretaria Municipal de Saúde confirmaram a investigação. Há três casos da varíola confirmados no Brasil, sendo dois em São Paulo (SP) e um em Porto Alegre (RS).

O caso em investigação no Triângulo Mineiro é de um homem de 41 anos que estava internado em um hospital privado em Uberlândia, onde morava. Ele trabalhava na cidade vizinha de Araguari como policial penal.

Como ainda não foi confirmada a contaminação pela varíola dos macacos, também não foi divulgada informação sobre possível forma de contágio.

 O corpo será liberado pelo Instituto Médico-Legal (IML) e há protocolos rígidos quanto ao sepultamento, que seguem parâmetros semelhantes aos da COVID-19, como urna lacrada e sem velório.

A Secretaria de Saúde de Uberlândia informou que as equipes da Vigilância Epidemiológica estão acompanhando o caso desde o começo e que acolheram amostras laboratoriais, que foram encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A Secretaria de Saúde de Araguari informou, também por meio de nota, que a equipe médica do local de trabalho do homem em investigação de suspeita de varíola dos macacos foi orientada a seguir todos os protocolos de segurança.

Por Estado de Minas

Deixe um comentário