O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Aparecida de Goiânia na próxima sexta-feira (22) para inaugurar a unidade da Universidade Federal de Goiás, no município. A informação havia sido adiantada pelo colunista do Mais Goiás, João Bosco Bittencourt. A obra foi autorizada em 2012 e começou a ser construída em 2015, no governo Dilma Rousseff (PT).
Goiás é um dos oito estados brasileiros que não receberam visita do presidente ao longo de 2023, no primeiro mandato do petista. Ele até ensaiou a vinda para a inauguração da Ferrovia Norte-Sul, em Rio Verde, em junho do ano passado, mas acabou cancelando devido a má condição climática.
Agora, Lula deverá estar pela primeira vez não só numa cidade da região metropolitana de Goiânia, mas também de Goiás. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) não estará presente. O chefe do executivo estadual estará em viagem para Israel. Se estivesse, já havia anunciado que receberia o petista de forma civilizada.
Em dezembro do ano passado, quando Caiado foi questionado sobre o assunto, o governador até lembrou o episódio que ocorreu no sudoeste goiano. “Ele será bem recebido. Na verdade, ele não pôde por questões climáticas chegar em Rio Verde na inauguração da Rodovia Norte-Sul. Eu estava lá para recebê-lo”, pontuou. A visita de Lula a Goiás tem sido cobrada por aliados mesmo antes de sua vitória nas eleições de 2022.