Folha de rascunho da Redação do Enem. — Foto: g1
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Justamente neste ano, o Enem registrou um aumento significativo no número de idosos inscritos na prova: 17.192 participantes, 191% a mais do que em 2022. Os estados com mais representantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).
O tópico sobre envelhecimento tem semelhança com o que foi proposto no Enem 2009: “valorização do idoso”. Naquele ano, o vazamento da prova causou o cancelamento do exame às vésperas da realização.
Ainda não foram divulgados os textos de apoio e os detalhes de quais orientações a prova forneceu como base para os alunos. Vale lembrar que o tema do envelhecimento da população também foi abordado no podcast O Assunto #1295: O tsunami prateado no Brasil.
“O aluno que não está bem preparado pode se confundir com o uso da palavra “perspectiva”, porque veio na contramão dos três últimos anos, que trouxeram “desafios” de alguma coisa”, analisa a professora.
O que esperar do 1º dia do Enem?
A primeira prova da edição é aplicada neste domingo (9). Além da redação, os candidatos respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
No próximo domingo (16), será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, e permite ao candidato pleitear vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.
Mais de 4,8 milhões tiveram suas inscrições confirmadas para a edição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Por G1 Globo









