Tempestade com ventos fortes provoca estragos em Três Ranchos

Cidade foi atingida por rajadas de vento de até 90 km/h, com queda de árvores, destelhamento e granizo; previsão aponta mais instabilidade nas próximas semanas

Na tarde deste sábado (12/10), a cidade de Três Ranchos foi atingida por uma forte tempestade que causou diversos danos. Segundo o Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, a tempestade, associada à frente fria em avanço, resultou em rajadas de vento com velocidade estimada entre 78 e 90 km/h, conforme a Escala da Força do Vento de Beaufort.

Entre os estragos registrados, houve a queda de árvores e o destelhamento de um ginásio, além da ocorrência de granizo em alguns pontos da cidade.

A formação de nuvens cúmulo-nimbos foi intensificada pelo contraste térmico, ou seja, pela combinação de calor e umidade em uma atmosfera já quente e úmida, favorecendo a criação de eventos meteorológicos severos.

A previsão para a segunda quinzena de outubro indica uma continuidade no tempo instável, com chuvas que podem ocorrer de forma irregular em alguns momentos e mais bem distribuídas em outros.

Essas chuvas poderão ser acompanhadas por rajadas de ventos, descargas elétricas e, eventualmente, granizo.

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Fonte: Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT