Catalão (GO) encerra maior período de estiagem desde 1961 com a chegada das chuvas

Após 169 dias sem precipitações, cidade registra 20,4 mm de chuva em outubro. Temperaturas caem após recorde de calor, e previsão indica mais instabilidade nos próximos dias

Após 169 dias consecutivos sem chuva, Catalão, em Goiás, encerrou o maior período de estiagem registrado desde 1961. Na última segunda-feira (8/10), a cidade finalmente recebeu precipitações que, até o momento, somam 20,4 mm no mês de outubro. Além da chuva, rajadas de vento chegaram a aproximadamente 44,64 km/h.

De acordo com o Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, sob coordenação do professor Rafael de Ávila Rodrigues, a previsão é de que o clima instável continue ao longo da semana, com o avanço de uma frente fria.

Esse fenômeno está associado à formação de áreas de instabilidade, que podem trazer mais chuvas acompanhadas de ventos fortes, raios e, eventualmente, granizo.

Outro dado climático relevante foi registrado nos dias 3 e 4 de outubro de 2024, quando Catalão enfrentou a maior temperatura máxima dos últimos 63 anos, atingindo 40,4°C. Apenas em 1963 houve uma seca semelhante à deste ano.

Com a mudança no tempo, as temperaturas começam a diminuir gradualmente, trazendo alívio para o calor intenso que marcou os últimos dias, enquanto os índices de umidade relativa do ar também tendem a aumentar, contribuindo para o bem-estar da população.

Fonte: INMET

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues, Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT