Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás celebra 25 anos da presença feminina na corporação


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) comemorou, nesta quinta-feira (6), os 25 anos da presença feminina na instituição, em uma solenidade marcada por emoção e reconhecimento. O evento reuniu militares da turma pioneira e profissionais que contribuíram para a formação dessas mulheres, com destaque para o impacto positivo da diversidade de gênero nas atividades operacionais e administrativas. O Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, homenageou as veteranas, ressaltando sua contribuição para a evolução da corporação.

Foram prestadas homenagens também para as bombeiras pioneiras dos cursos de especialização em áreas do CBMGO como salvamento terrestre, guarda-vidas e combate a incêndios. O evento reconheceu a coragem, competência e o legado inspirador das militares para as novas gerações. “Celebrar esses 25 anos é reconhecer o valor de cada mulher que vestiu e veste a farda do CBMGO, enfrentando desafios e superando limites com bravura e profissionalismo”, afirmou o Coronel Washington.

Em 4 de fevereiro de 2000, a profissão bombeiro militar – uma das mais prestigiadas pela sociedade – deixou de ser exclusividade dos homens em Goiás. O primeiro desafio da turma de bombeiras surgiu já no concurso público que ofereceu 60 vagas disputadas por 690 candidatas. Os exames de avaliação intelectual aprovaram 125 mulheres. Dessas, apenas 50 obtiveram média e passaram nas seleções médicas e de condicionamento físico para ingressar no Curso de Formação de Soldados. O concurso disputado e rigoroso provou a garra das guerreiras. A turma pioneira estava, enfim, preparada para ser treinada durante o curso que teve o mesmo currículo aplicado aos homens. Mulheres que conquistaram o direito de galgar posições na hierarquia da Corporação até chegar ao topo da carreira, o posto de Coronel.





Fonte: https://www.bombeiros.go.gov.br/noticias/corpo-de-bombeiros-militar-do-estado-de-goias-celebra-25-anos-da-presenca-feminina-na-corporacao.html