Especialistas alertam contribuintes sobre como evitar erros na hora de declarar o IRPF

Os contribuintes devem ficar atentos para evitar possíveis erros ao declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 e não cair na malha fina. O supervisor do Programa do Imposto de Renda da Delegacia da Receita Federal em Goiânia, o auditor fiscal Jorge Francisco Martins, explica que a expectativa para o Estado é que o número de declarações seja similar ao ano passado – cerca de 1,1 milhão. 

“Nós tivemos alguns fatores que aumentaram o número de declarações, a exemplo do aumento da renda das pessoas e da população, mas também tivemos um redutor devido ao Auxílio Emergencial. Não está obrigado a declarar a pessoa que recebeu o benefício”, explica. 

Segundo ele, os principais erros são em relação aos rendimentos tributáveis. “É muito comum a pessoa declarar os rendimentos que ela recebe do salário, mas pode ter um aluguel e não declara. A mesma coisa acontece com os dependentes. 

Declarar um dependente que possui rendimentos e fazer a declaração das deduções e não incluir os rendimentos tributáveis”, informa. 

A recomendação é de que quando a pessoa colocar um dependente, ela também inclua os rendimentos, além dos bens e despesas. “Outro erro é em relação às despesas com saúde. É bom se orientar que o dono da despesa não é quem paga necessariamente por ela”, explica.

*Com informações Jornal o Hoje 

Deixe um comentário