O Governo do Distrito Federal (GDF) finalizou a redação de um documento com orientações para a retomada das atividades presenciais híbridas na rede pública de educação. Em 66 páginas, integrantes da Secretaria de Educação apresentam protocolos e medidas de biossegurança contra a Covid-19 para a retomada das aulas em 2 de agosto. Ao todo, a capital do país tem 686 instituições públicas, 452 mil alunos e cerca de 40 mil professores.
Elaboradas em parceria com gestores e comunidades escolares, as diretrizes contêm desde instruções sobre cuidados individuais, como o uso de máscara, até tópicos relacionados à higienização e adequação dos espaços físicos.
O guia trata ainda da manipulação e distribuição da alimentação escolar, e dos procedimentos a serem adotados em casos de suspeita de Covid-19, entre outros tópicos.
Alternância
A primeira orientação no documento é sobre o ensino híbrido. O trabalho pedagógico presencial será, inicialmente, organizado em formato mesclado entre presencial e on-line. A intenção é evitar aglomerações nas unidades escolares e garantir o distanciamento físico necessário dentro das salas de aula.
Por: Metrópoles