Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuva de até 50 milímetros por dia. Tempestade que causou estragos em Goiânia no domingo teve entre 28 mm e 78,6 mm, segundo meteorologistas
Quase todas as cidades de Goiás devem ter chuvas intensas com ventos entre 40 e 60 km por hora nesta terça-feira (29), segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologia prevê ainda chuva de até até 50 milímetros por dia.
Para efeito de comparação, a tempestade que provocou estragos em Goiânia no domingo (27) foi de 28mm a 78,6 mm, dependendo do bairro. As rajadas de vento registradas na região leste, por exemplo, foram de 38 km/h, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego).
Elizabete explica que se trata de um fenômeno de convergência que causa instabilidade climática na região. A previsão é que persista até quarta-feira (30). “Mas não significa que vai passar e que vamos ficar sem chuva. Não, não é isso. Esse fenômeno deve atuar até amanhã. E depois vai continuar com as chuvas mais provenientes de instabilidades”, esclarece.
“A gente já está há vários dias com essas condições, ocorrendo chuvas fortes aqui por Goiânia e no estado também. E persiste essa condição porque é proveniente da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul”, disse a meteorologista.
Ela emenda que a Zona de Convergência do Atlântico Sul é o canal de umidade que passa pela Região Norte do país, pelo Centro-Oeste, Sudeste e segue até o Oceano Atlântico. “Então, essas condições, essa zona de convergência está formada, passando aqui pela região e trazendo bastante chuva”, pontua.
Nos casos de rajadas de vento, o Inmet elenca algumas precauções para a população. Entre as quais evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de raios. O órgão desaconselha também estacionar veículos próximo a torres de transmissão e outdoors.
Além disso, o instituto pede cautela no uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para emergências, é recomendado acionar imediatamente a Defesa Civil, pelo 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
G1 Goiás