Goiás tem cinco vezes mais casos de dengue por 100 mil habitantes que a média nacional

A cada 100 mil moradores de Goiás, 1,3 mil têm ou tiveram dengue este ano, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Sáude (MS). O órgão indica que essa incidência é cinco vezes maior do que a média em todo o Brasil, que é de 254 diagnósticos para cada grupo do mesmo número de pessoas. 

Anápolis, a 55 km de Goiânia, foi uma das cidades que identificou aumento expressivo da doença e deixou duas unidades de saúde exclusivamente para tratar pacientes com dengue.

Os dados do MS foram divulgados na última sexta-feira (29). O mesmo estudo mostra que, entre janeiro e abril deste ano, Goiás registrou 98,4 mil casos de dengue.

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que trabalha junto aos municípios – enviando produtos e orientações – para combater a doença (veja nota na íntegra ao fim da reportagem).

Nota da Saúde de Goiás:

A propósito das questões formuladas por este veículo de comunicação, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informa o que segue:

-O Governo de Goiás realizou uma série de ações no combate ao Aedes como a distribuição de 720 unidades de bombas costais motorizadas para os 246 municípios do Estado, com manutenção de outras 211 já existentes; 20 veículos para liberação de inseticidas em vias urbanas (fumacê) contemplando as regionais de saúde do Estado e para Goiânia, e de inseticidas para as 18 Regionais de Saúde.

-A SES-GO intensificou a a mobilização e intensificação das orientações com os gestores municipais de saúde, limpeza urbana, infraestrutura, meio ambiente, educação, comunicação, entre outros, para definição de estratégias de enfrentamento intersetorial, por meio de manejo ambiental, vigilância epidemiológica e atenção à saúde.

G1 Goiás 

Deixe um comentário