Goiás está entre os estados que devem ter o maior volume de chuva neste fim de ano, diz meteorologista

Previsão é de mais de mil milímetros de chuva nas regiões centro-norte de Goiás, nos próximos meses. Confira a lista de municípios que serão mais afetados pela chuva

O estado de Goiás está entre os estados que devem receber o maior volume de chuvas no final deste ano e início de 2025, informou o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.

A previsão é de que, nos próximos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o volume de chuvas possa ultrapassar mais de mil milímetros nas regiões centro-norte do estado.

“Quando a gente olha os mapas climatológicos, nós observamos uma anomalia de chuvas mais concentradas nesta parte central do Brasil, pegando o estado de Goiás. Assim, Goiás é um dos estados que têm expectativa de receber maior volume de chuvas”, afirmou Amorim.

Operação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) deu início à Operação Goiás Alerta e Solidário, que reúne serviços de assistência social, saúde, defesa civil e infraestrutura para os municípios mais afetados pelas fortes chuvas em Goiás. O objetivo é reduzir eventuais danos e garantir a segurança de toda a população.

Com a previsão de que Goiás esteja entre os estados com os maiores volumes de chuvas, a operação terá os esforços focados em 62 municípios que se encontram nas zonas de maior incidência das chuvas, entre o período de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros estima que o alto volume de chuva afetará cerca de 1,9 milhão de habitantes em Goiás. O tenente-coronel Luiz Lobo explica que Goiânia está incluída entre os municípios que serão atendidos na operação, mas a capital vai receber um volume de chuvas menor do que os demais 61 municípios.

“Por ser a capital e ser uma cidade com muito adensamento demográfico, com várias áreas de possíveis alagamentos, áreas críticas, Goiânia também foi incluída nos municípios afetados”.

G1 Goiás