Pará investiga possível caso de poliomielite em criança de 3 anos

Secretária de Saúde Pública do Pará (Sespa) investiga um caso suspeito de poliomielite em uma criança de 3 anos. Segundo informações do documento de Comunicação de Risco emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a criança com paralisia testou positivo para poliovírus (SABIN LIKE 3), através da metodologia de isolamento viral em fezes.

Apesar do resultado, o documento afirma que “outras hipóteses diagnósticas não foram descartadas, como Síndrome de Guillain Barré, portanto o caso segue em investigação conforme o que é preconizado no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde”.

Os primeiros sintomas, incluindo febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda (PFA) surgiram no dia 21 de agosto. Algumas semanas depois, ele perdeu a força nos membros inferiores, sem conseguir se manter em pé.

A coleta de fezes foi realizada no dia 16 de setembro e encaminhada ao Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas. O laudo, com o resultado positivo para Sabin Like 3 foi emitido na última terça-feira (4).

Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde Pública no Pará decidiu estender a campanha de imunização contra poliomielite. Inicialmente, a campanha seria encerrada na última sexta-feira, dia 30 de setembro. Mas apenas 40% do público-alvo, de 1 a 5 anos, foi imunizado. A campanha continuará oferecendo os imunizantes e intensificando as ações, em busca da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário