Nova onda de calor pode elevar temperaturas em Goiás nesta semana

O calor calor afeta nossos sistemas circulatório e cardiovascular — Foto: Fábio Lima/O Popular

Uma nova onda de calor vai atingir o estado de Goiás e outras regiões do país a partir de 14 de dezembro (quinta-feira), segundo previsão do Climatempo. A expectativa é que as temperaturas fiquem pelo menos 5ºC acima da média em todo território goiano até, no máximo, dia 20 de dezembro.

Segundo o Climatempo, Goiás será fortemente impactado pela nova onda de calor e, por isso, está marcado com um alerta vermelho. Goiânia, por exemplo, pode registrar recordes de calor para um mês de dezembro, com temperaturas próximas aos 40ºC. A população estará exposta há dias mais longos e umidade do ar um pouco mais alta, o que trará maior sensação de incômodo durante alguns períodos.

Também segundo o Climatempo, apesar da previsão de calor intenso, essa será uma onda de calor com uma duração menor que as anteriores dos meses de setembro e novembro. O que não significa que a população deva abandonar os cuidados com a saúde, como reforçando a hidratação e usando protetor solar.

Como se forma uma onda de calor?

De acordo com o Climatempo, uma onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época – em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla.

As ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. Em outras palavras, o ar fica mais seco e inibe o crescimento das nuvens, diminuindo a chance de chover. Fora isso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais.

G1 Goiás