Grupo usava cartões clonados e laranjas para aplicar golpes em comerciantes goianos.
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da equipe da 1ª Delegacia de Polícia de Catalão/9ª DRP, cumpriu na data de hoje (04.06.2025), 05 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão e um Mandado de Prisão Preventiva no município de Uberlândia/MG.
A Operação policial é fruto de investigação que apura a prática de estelionatos e fraudes eletrônicas ocorridas em prejuízo de comerciantes da região de Catalão/GO.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos diversos cartões de crédito, dispositivos eletrônicos e outros materiais que indicam a atuação de um grupo criminoso voltado à aplicação de golpes por meio de compras fraudulentas realizadas com dados de terceiros. Os investigados articularam uma rede de entrega e se utilizavam de pessoas conhecidas popularmente como “laranjas” para retirar os produtos adquiridos com cartões clonados ou vinculados a contas bancárias fraudadas.
As diligências também revelaram a existência de transações envolvendo valores expressivos e indicativos de ocultação de patrimônio, o que pode configurar crimes correlatos como lavagem de dinheiro e associação criminosa. Um dos principais alvos da investigação foi preso preventivamente.
A investigação teve início após uma empresária de Catalão registrar prejuízo superior a R$ 17 mil reais, decorrente de vendas online realizadas de boa-fé e posteriormente canceladas pelas operadoras de cartão.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate ao crime organizado e à repressão qualificada das fraudes que afetam comerciantes e consumidores em todo o território nacional. As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e novas diligências para identificação de eventuais cúmplices e vítimas.