Foto/ Gabinete Dep. Jamil Calife
Nessa última quinta-feira, 20, o deputado estadual Jamil Calife (PP) apresentou um projeto de lei para reconhecer a cidade de Pires do Rio como a Capital Estadual da Avicultura.
Pires do Rio desenvolve a atividade avícola há mais de 30 anos, gerando cerca de 3 mil empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, atraindo oportunidades de negócios e de renda para a população.
As empresas do ramo, sediadas em Pires do Rio, registram um faturamento anual bruto que ultrapassa os R$ 2 bilhões de reais, destacando a importância econômica que o município possui na indústria avícola.
Segundo o Ministério da Cultura, nomear lugares com base nas tradições e características locais é uma ferramenta de promoção dos destinos turísticos brasileiros. Isso ajuda a cidade a se posicionar no mercado, atraindo mais atenção, investimentos e contribuindo para o desenvolvimento econômico.
A avicultura é um setor em rápido crescimento no mercado nacional e mundial com uma elevada produção avícola, que atinge a fabricação dos produtos alimentícios.
O Brasil produz cerca de 13,845 milhões de toneladas de frango ao ano, de acordo com o Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 2021, sendo o maior exportador do mundo.
Goiás, por sua vez, é um grande produtor de frango e ovos, consumindo apenas cerca de 30% do que produz e enviando o restante para outros estados.
Em Pires do Rio, 48 dos 110 produtores integrados de frango do Estado, operam incubatórios que produzem cerca de 130 milhões de pintinhos por ano.
A cidade comporta frigoríficos com capacidade total de abate para 500 mil aves por dia, o que equivale a 1,1 milhões de quilos de carne.
Com esse reconhecimento público, o deputado Calife busca destacar a indústria local, estimular parcerias comerciais e promover o desenvolvimento cultural e turístico de Pires do Rio.
A valorização da identidade da cidade também a consolida como um centro de excelência tanto na indústria quanto no turismo.