Saúde anuncia ampliação de 101 leitos para Covid-19 após aumento de internações em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) anunciou nesta segunda-feira (6/5), o acréscimo de 101 leitos na rede estadual para pacientes com Covid-19 – 66 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 de enfermaria.

A ampliação ocorre diante do atual cenário epidemiológico, com alta sazonal do número de casos da Covid-19, influenciada pelo clima frio, e pelo aumento do número de solicitações de internações para casos suspeitos da doença, que necessitam de isolamento.

Nesta terça-feira (7/6), a taxa de ocupação em leitos de UTI adulta é de 79,66%. Na ala pediátrica, 62,07%. Em relação a transmissão, o Estado tem 1.392.981 casos de doença, sendo 791.371 casos suspeitos.

Há ainda 26.690 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 1,92%. Há 282 óbitos suspeitos que estão em investigação.

Com a mudança de perfil de leitos gerais para suportes específicos para pacientes com Covid-19 e a abertura de novos, serão 176 leitos destinados ao enfrentamento da doença – sendo 116 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Os novos leitos serão implantados nos próximos dias.

Serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu.

Leitos pediátricos

A SES-GO está reestruturando a rede estadual de leitos pediátricos para leitos de isolamento. Assim, esses leitos estarão adequados para receber tanto os pacientes gerais, quanto aqueles casos que necessitem de isolamento.

A pasta esclarece que muitos pedidos recebidos no Complexo Regulador Estadual (CRE) relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são cancelados após resultados de exame negativo para Covid-19 e, conclui-se que, mais de 60% das solicitações não chegaram à internação. Portanto, a reestruturação dos leitos pediátricos garantirá a otimização do uso das vagas.

Jornal o Hoje 

Deixe um comentário